quarta-feira, 12 de agosto de 2009

São Tomé e Pestana juntos na solução para ilhéu das Rolas

O primeiro ministro são-tomense, Rafael Branco, afirmou hoje que o Governo pretende lançar com o grupo Pestana um programa social para melhorar as condições de vida dos habitantes do ilhéu das Rolas, onde o grupo gere um "resort".
A promessa de Branco foi feita esta manhã, durante uma visita ao ilhéu, na companhia dos ministros da Agricultura, Xavier Mendes, das Obras Públicas e Infra-esturutras, Benjamim Vera Cruz, da Administração Interna e Territorial, Raul Cravide, e do Comércio e Indústria, Celestino Andrade.
Sempre acompanhado pelo administrador do grupo Pestana, Pedro Martins, o primeiro-ministro contactou com elementos das cerca de 14 famílias que moram no ilhéu, muitas das quais manifestaram descontentamento com a sua situação e pediram ao primeiro-ministro que encontre forma de receberem uma recompensa para abandonarem o local.

Branco está agora reunido no local com a administração do grupo Pestana.
A ida do Governo ao Ilhéu das Rolas surge na esteira da visita, em Julho, de uma comissão parlamentar que teceu fortes críticas ao grupo Pestana pelas condições de vida dos habitantes, nomeadamente a falta de acesso a água ou iluminação, que teria como objectivo levá-los a abandonar o local.

Na sequência das acusações, que incluíam desrespeito pelos direitos humanos, o grupo Pestana manifestou a intenção de abandonar a exploração do empreendimento, propriedade da empresa Rotas de África, que gere sob concessão.
Hoje, Rafael Branco foi salomonico, reconhecendo validade tanto à situação do grupo Pestana como à dos moradores, e afirmou que pretende elaborar com a empresa um programa que aborde, nomeadamente, os problemas de carência de energia e água.
Pediu ainda a criação de uma comissão de moradores, composta por três pessoas, para manter diálogo com Governo.

in Lusa

Sem comentários: